“De que adianta a liberdade política para quem não tem o que comer? Ela só tem valor para teóricos e políticos ambiciosos.” (Jean Paul Marat, jornalista e político da Revolução Francesa)
OUTDOORS
Para que a população usuária de ônibus urbano não se esqueça dos responsáveis pela porcaria que fizeram ao tirar a ETM do transporte coletivo, os vereadores que patrocinaram a mudança deveriam ter seus nomes colocados em letras garrafais em outdoors espalhados em pontos estratégicos da cidade. Num português bem castiço, a merda que patrocinaram atingiu em cheio quem precisa dos coletivos para estudar, trabalhar e outros afazeres. Todos os problemas com ônibus em Mairiporã é responsabilidade dos vereadores e do ex-prefeito Aiacyda, gestão 2017/2020. Bom que ninguém esqueça disso.
TARIFA
Pergutando se a mudança da empresa de ônibus que vai assumir os serviços no município a partir do dia 10 implicará no aumento da tarifa, o prefeito Aladim informou que não. Vai continuar como está e também não haverá necessidade de troca de bilhete. A nova empresa, de acordo com reportagem publicada por este jornal na edição da semana passada, tem contrato emergencial com validade de doze meses.
SESSÃO
A primeira sessão legislativa do ano, na terça-feira, trouxe uma novidade no retorno dos vereadores e, como protagonista, a nova pauta dos trabalhos, publicada no site oficial da Câmara. Os requerimentos, indicações e moções não tem mais a autoria divulgada. Ou seja, não se sabe qual parlamentar produziu o texto para leitura em plenário. Segundo o apurado pela coluna, um novo sistema foi implantado na Casa de Leis, dentro do projeto “Câmara Sem Papel”, e por enquanto a empresa responsável ainda não achou jeito de nominar os autores das ‘pérolas’ produzidas semanalmente. Nada que impacte o valor do dólar.
CONTEÚDOS
Apenas a título informativo, os solertes edis não economizaram no material apresentado logo na abertura do ano legislativo: 2 requerimentos, 37 indicações e 6 moções. Sinal de que o ano promete muito, mas muito mais do mesmo. O conteúdo do que foi apresentado? Aquele de sempre: corte de mato, inslatação e manutenção de luminárias, patrolar e cascalhar vias, roçagem e limpeza, concretagem e desentupimento de bueiros dentre outras.
FOLGA
Os festejos carnavalescos, como desfile de blocos, bailes, etc, foram proibidos este ano na cidade, assim como na maioria dos municípios brasileiros. Mas o período de Carnaval, que muitos consideram feriado, será mantido, ou seja, não haverá expediente no serviço público municipal na segunda (28 de fevereiro) e terça (1º de março). Tudo volta ao normal depois do meio-dia da quarta-feira, que sem a festa mais popular do País não pode ser chamada de Cinzas. Essa medida também foi adotada em muitas cidades Brasil afora.
POSITIVO
As chuvas torrenciais que cairam sobre Mairiporã não conseguiram alagar a parte baixa da cidade como em outras oportunidades. A intervenção do prefeito, em revitalizar a região do dique, como obra inicial de um projeto de R$ 6 milhões em investimentos, se mostrou eficiente. Quando se tem vontade política, problemas são resolvidos.
CONTRACHEQUE
O funcionalismo público municipal recebeu no contracheque referente ao mês de janeiro, R$ 500,00 a mais, a título de abono. Só para os servidores de carreira. Os comissionados já ganham o suficiente pelo que produzem.
COORDENADOR
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, 44 anos, reeleito em 2020 com mais de 70% dos votos, foi o escolhido por João Dória para ser o coordenador de comunicação da sua campanha à presidência da República. O prefeito é um dos políticos mais atuantes nas redes sociais e, segundo assessores próximos, tem um perfil mais conservador.
BURACO (I)
A cidade de São Paulo teve pelo menos dois buracos que ficaram famosos. Primeiro, o Buraco do Adhemar (referência ao então governador Adhemar Pereira de Barros), que construiu uma passagem subterrânea no ponto em que a Av. São João cruza o Vale do Anhangabaú, em 1958.
BURACO (II)
Em 1990 veio o Buraco da Erundina, que virou par do buraco do então governador, mas de triste lembrança, pois muitos perderam seus veículos numa enchente como até então não se tinha visto.
BURACO (III)
E agora, temos o Buraco do Dória, o terceiro, criado a partir do desabamento de parte de uma obra da linha 6 do metrô, no início desta semana. Como se dizia antigamente, engenheiro dessa obra deve ter se formado na “Faculdade de Armas e Munições de Uberaba”. Que ninguém duvide, a história sempre se repete.