A CONTA de luz vai ter redução em seu preço nas cidades onde a concessão é da Elektro, caso de Mairiporã. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu o reajuste de -12,28% para clientes residenciais e comerciais e -15,02% para grandes consumidores, como indústrias. Isso significa que os clientes sentirão uma redução no valor da conta de energia. Apenas como exemplo, uma fatura residencial de R$ 100,00 passará para R$ 87,72.
Segundo o gerente executivo de Assuntos Regulatórios da Elektro, Thiago Bigi, “a conta de energia é um item relevante no orçamento das famílias e empresas. Dessa forma, uma redução tarifária dessa magnitude representa um importante benefício para a sociedade e crescimento da economia”.
O reajuste tarifário é um processo anual calculado pela Aneel. As novas tarifas entraram em vigor a partir de 27 de agosto e o impacto será sentido integralmente a partir da fatura do mês de outubro.
O reajuste negativo reflete o repasse aos consumidores da redução dos custos de compra de energia e encargos ocorridos nos últimos 12 meses destacando, respectivamente, a redução na tarifa de repasse de Itaipu e no encargo de CDE (Conta de Desenvolvimento de Energia).
Efeitos positivos – Apesar do reajuste negativo, os resultados da empresa não serão impactados, pois a parcela que remunera a Elektro é atualizada monetariamente pela inflação. A redução é decorrente do repasse dos valores de compra de energia e encargos. De todo o valor da conta de energia apenas 18% remunera a Elektro.
Fonte: elektro