Cidade segue distante certificação de ‘Município Verde Azul’

MAIRIPORÃ subiu 4 posições no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul (PMVA), promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. A premiação com os municípios melhores colocados ocorreu na quinta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes. A cidade registrou nota 22,36, saiu da 298ª colocação (em 2018) para 294ª (em 2019). A nota está muito distante do limite mínimo exigido, de 80,00 pontos. Em 2018 a nota obtida foi de 17,61.
Atualmente, estão inscritos no programa 638 municípios do Estado que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Os municípios certificados com o sele Verde Azul ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos.
Os três piores rsultados estão relacionados a questão do Uso do Solo. Nesse quesito, a cidade obteve nota 1,51, mas houve problemas também Município Sustentável (1,47), Gestão das Águas (1,48) e obteve ‘zero’ em Arborização Urbana. As melhor nota, mas longe da meta, foi conquistada no quesito Biodiversidade (4,02).
Na região as demais cidades ficaram nas seguintes colocações: Caieiras (268º), Franco da Rocha (474º), Cajamar (489º) e Francisco Morato (561º).
Mairiporã nunca conseguiu o selo Verde Azul, que certifica quem obtém nova 80,0 ou superior, mesmo com 80% de seu território classificado como de proteção aos manancias.