DADOS do Denatran, divulgados esta semana, sobre o número de veículos dos municípios brasileiros relativos ao mês de julho, mostram que Mairiporã rompeu a barreira das 50 mil unidades, frota considerada muito acima da capacidade viária do município.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de apenas 1,93%, menor que aquele registrado entre julho de 2015 e de 2016, que foi de 2,3%. Segundo o Denatran, em julho último Mairiporã fechou o mês com 50.120 veículos, dos quais 30.892 (62,2%) são automóveis.
Para analistas em mobilidade urbana, ouvidos pela reportagem, a cidade já entrou em colapso e se nada for feito nos próximos três ou quatro anos, o tráfego de veículos vai ser impossível, diante do sistema viário existente, que é diminuto para atender a frota local e beira o caos com o incremento do número de veículos que transforma a cidade em corredor de acesso à rodovia Fernão Dias.
Região – Mairiporã é a segunda cidade da região com maior número de veículos, atrás apenas de Franco da Rocha (51.778). Na sequência, aparecem Francisco Morato (45.756), Caieiras (42.951) e Cajamar (38.824).
Nos últimos três anos o mais crescimento dentre as cinco cidades foi registrado por Francisco Morato, com média entre 5% a 6% ao ano.