PELO segundo mês consecutivo Mairiporã voltou a contratar. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho, apontam a criação de 77 vagas formais (com carteira assinada) na cidade, geradas em fevereiro, saldo obtido da contratação de 457 trabalhadores e a demissão de 380, resultado 208% maior que o registrado no mês anterior, que também teve saldo positivo de 25 postos de trabalho. No acumulado do ano o saldo positivo é de 102 vagas.
O setor de Serviços foi quem mais empregou no mês passado, com 73 vagas. Em janeiro o setor também teve alta, com a contratação de 32 trabalhadores. Empresários reconhecem que mesmo timidamente, os dados do Caged refletem uma melhora na economia e a expectativa é de crescimento nos próximos meses.
Antes dos dois primeiros meses deste ano, Mairiporã registrou saldo positivo no nível de emprego em novembro de 2016, com 20 vagas. O resultado também é melhor agora, na comparação com fevereiro do ano passado, quando a cidade teve 86 demissões.
Se computados os últimos 12 meses, o saldo ainda é negativo, com mais demissões do que contratações. No período foram demitidos 4.769 trabalhadores, ante 4.599 admissões, que resultou na eliminação de 170 postos de trabalho.
Nos últimos dois meses o setor de Serviços acumula saldo positivo de 101 vagas, seguido pela Indústria de Transformação com 22. Na contramão, o Comércio fechou 31 vagas e a Construção Civil 1.
Região – Nas outras quatro cidades da região Franco da Rocha apresentou o melhor resultado, com 218 novas vagas em fevereiro e 149 no total deste ano. Caieiras também teve saldo positivo no último mês, com 68 admissões, o que permitiu reduzir o saldo negativo do ano para 110 postos.
Em Cajamar, a maior empregadora da região, os saldos seguem negativos: -526 em fevereiro e -750 este ano, e Francisco Morato, que criou mais vagas em fevereiro, 77, diminuiu o saldo negativo do ano para 107.
Fonte: g1