Dados obtidos pela reportagem junto à defesa Civil do município, mostram que as fortes chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias causaram danos em diversos bairros, que levaram à interdição de quatro imóveis, localizados no Jardim Samambaia, região da Serra da Cantareira, pois apresentavam risco de desabamento e deslizamento de terra.
Ainda de acordo com as informações, também ocorreram deslizamentos de terra com queda de árvores em vários trechos da Estrada de Santa Inês e em inúmeras vias públicas em diversos bairros. Também foram registradas quedas de muros.
As equipes da Defesa Civil trabalharam 24 horas por dia para dar respostas à população e na recuperação daquilo que foi danificado. Não houve vítimas.
Recomendações – A Defesa Civil alerta que durante os períodos de chuvas intensas, para garantir a segurança, é fundamental adotar medidas preventivas: • Evitar áreas alagadas. Não tente atravessar ruas ou avenidas inundadas, seja a pé ou de carro, pois a força da água pode ser maior do que aparenta; • Desconectar aparelhos elétricos. Em caso de tempestades com raios, desligue os dispositivos da tomada para prevenir danos e riscos de choque elétrico; • Ficar atento a deslizamentos. Se residir em áreas de encosta, observe sinais como rachaduras no solo ou em paredes, inclinação de árvores ou postes e estalos. Em caso de suspeita, evacue imediatamente e acione as autoridades; • Evitar abrigar-se sob árvores. Durante tempestades, procure locais seguros e evite ficar próximo a árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
A população, se necessário, pode acionar a Defesa Civil (4419-0015, de segunda a sábado das 8h às 17 horas), o CCO (4604-4551, que funciona durante 24 horas) e o Corpo de Bombeiros (193). (Wagner Azevedo/CJ – Foto: Divulgação)