Chineses iniciam construção de estádio para 100 mil torcedores

O Evergrande Group, empreiteira dona do clube chinês Guangzhou Evergrande, iniciou a construção de um estádio com capacidade para 100 mil torcedores. A arena, que receberá os jogos da equipe chinesa, ultrapassará o Camp Nou, do Barcelona, como o maior estádio particular de futebol do mundo. Atualmente, segundo o Barça, a casa do time catalão pode receber 99 mil espectadores.
O estádio 1º de Maio Rungrado, que fica em Pyongyang, na Coreia do Norte, e sedia uma série de outras modalidades, permanece como o maior estádio esportivo do mundo, com aproximadamente 114 mil lugares. De acordo com o grupo responsável pela construção do Guangzhou Evergrande Soccer Stadium, que também será chamado de Flor de Lótus (devido a seu desenho), a obra começou no último dia 16 de abril e custará cerca de US$ 1,6 bilhão (R$ 8,7 bilhões).

A expectativa é que o estádio seja concluído em 2022, e a empreiteira espera que sua construção ajude a impulsionar de alguma forma o futebol na China. Atualmente, a seleção chinesa masculina de futebol ocupa a 76ª posição no ranking da Fifa. O Evergrande Group também afirma que deverá construir mais dois estádios no país com capacidade para aproximadamente 80 mil torcedores. Os projetos ainda estão em fase de aprovação do design.