O frio este ano chegou mais cedo do que se esperava. O início do inverno acontece no próximo dia 21, porém as temperaturas baixas prevaleceram desde o início de maio.
Se é verdade que o varejo vive de temporadas, então foi dada a largada para vendas até 10% maiores na comparação com o mesmo período do ano passado, especialmente em artigos de inverno, como vestuário, calçados, roupas de campa, eletroeletrônicos, e também supermercados e especializadas em vinhos e chocolates, conforme projeção dos lojistas locais. São segmentos que certamente renovaram seus estoques e pretendem recuperar perdas de períodos anteriores com as baixas temperaturas.
A divergência entre os lojistas ouvidos pela reportagem, sobre o percentual de crescimento nas vendas, entre 5% e 15%, dá uma média em torno de 10%. No geral, todos falam em faturamento maior.
As lojas já exibem em suas vitrines os produtos típicos da estação e o ápice das vendas deve ocorrer na alta da estação mais fria do ano, em julho, quando a atmosfera do ar fica mais seca.
Promoção – Atrair a clientela em tempos de economia difícil é um desafio para importante os comerciantes. E as promoções são uma aposta para alavancar as vendas, especialmente os que vendem roupas de frio e artigos de cama (cobertores, mantas e edredons). Preços atrativos faz com que o consumidor coloque a mão no bolso para comprar.
Os institutos de meteorologia fazem previsão de um inverno mais rigoroso este ano, e o clima gelado deve continuar até 23 de setembro. (Juarez César/CJ – Foto: Divulgação)