Cemitério da Saudade deu início aos preparativos para o Dia de Finados

No dia de Finados, 2 de novembro, os Cemitérios da Saudade (centro) e dos Coqueirais (Terra Preta), estará aberto para visitação. A expectativa é que mais de 5 mil pessoas passem pelos dois locais, a contar da véspera do feriado, e a administração já iniciou os trabalhos de pintura, capina e limpeza da área interna.

O Secretário Municipal de Serviços, Valdeci Fernandes enviou equipes aos dois locais para realizarem pintua do ve lório, muros internos e externos, plantação de flores, ao mesmo tempo em que está sendo construído um ossuário, no Cemitério da Sadae, com capacidade para 900 vagas.

As famíllias que desejam realizar pequenos trabalhos nos jazigos, poderão fazê-lo até a véspera, 1º de novembro. Não há liberação para obras maiores, que demandariam mais tempo.

O funcionamento nos dois cemitérios, na véspera, será das 7h às 17 horas e, no dia 2, Finados, das 7h às 18 horas.

O cemitério da Saudade, na região central, está localizado na Alameda Tibiriçá, 285, em frente à Prefeitura Municipal. No distrito de Terra Preta, fica na Av. Sérgio Machado Brauner, 675.

Duas missas estão programadas para o Dia de Finados: uma às 8 horas, no Cemitério da Saudade, e outra às 9 horas, no Cemitério Jardim da Serra, de propriedade privada.

Cemitério da Saudade – O principal cemitério da cidade, conta com 36 ruas e 72 quadras, nas quais estão sepultados 18.095 corpos, sendo o registro mais antigo o de 17 de janeiro de 1928.

São 1.750 jazigos, túmulos e terrenos com mureta. Alguns estão em estado de abandono há mais de 70 anos.

Coqueirais – Localizado no distrito de Terra Preta, é um cemitério jardim, e foi inaugurado em 15 de agosto de 2000, tendo o primeiro sepultamento ocorrido no dia seguinte.

Hoje conta com 20 quadras, 925 jazigos, que perfazem um total de 3.700 gavetas. Já foram sepultados 5.611 corpos, número bem maior que a quantidade de gavetas. Por força de lei municipal, os corpos são exumados e os despojogos transladados para um ossuário, dentro do cemitério, depois de determinado período.

Segundo a administração, uma nova quadra está em construção, para disponibilizar mais 200 vagas. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Correio imagem)