INAUGURADA no dia 26 de março de 2022, com instalações amplas e modernas, a Casa de Atenção à Saúde da Mulher completou 3 anos de pleno funcionamento, com milhares de atendimentos entre consultas e exames ginecológicos, mamografia, ultrassonografia, papanicolau, implantação de DIU, colposcopia, vulvoscopia, atendimento de alto risco e pré-natal, entre outros.
De acordo com levantamento realizado pela reportagem, a Casa da Mulher realizou, no primeiro ano de funcionamento, 26.432 ações produtivas, entre consultas, exames, procedimentos e atividades coletivas. No ano seguinte, os números foram semelhantes, com 25.793 atendimentos e, no ano passado, 19.254.
O número de exames (colposcopia, biópsia de colo uterino, ultrassonografia, ecocardiograma transtorácica, tococardiografia e mamografia) respondem pela maioria dos atendimentos.
A Casa da Mulher oferece serviços importantes, como colposcopia (exame ginecológico que permite a visualização ampliada do colo do útero, auxiliando na detecção de lesões pré-cancerígenas); a inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino), opção contraceptiva segura e eficaz; além do ultrassom obstétrico, que permite o acompanhamento pré-natal adequado, possibilitando a identificação de possíveis complicações e o monitoramento do desenvolvimento do bebê.
Segundo o prefeito Aladim, o serviço prestado pela Casa da Mulher tem impacto significativo na saúde da população feminina da cidade.
“O objetivo desse importante centro de atendimento é proporcionar tratamento completo e igualitário, com serviços de auxílio em situações consideradas de risco e vulnerabilidade. O ambiente é humanizado e acolhedor e o espaço foi cuidadosamente planejado, levando em conta as necessidades e demandas específicas do público feminino. (Foto: Divulgação)