COM o fim da isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas carnes de boi, frango e porco, válido a partir de amanhã, o preço da carne vai ficar mais caro em todo o Estado de São Paulo.
Sem a isenção fiscal para frigoríficos, supermercados e açougues foi decretado pelo governo paulista em dezembro do ano passado, mas passa a valer no mês de abril. O setor gozava da isenção fiscal desde 2009.
A mudança pode afetar o bolso do consumidor paulista, que deve pagar entre 6% e 6,5% a mais pelo produto, de acordo com estimativa da Apas (Associação Paulista de Supermercados).
Embora o Estado tenha aumentado a alíquota para abatedouros e supermercados, apenas esses últimos terão elevação de custos.
Como o ICMS funciona em um sistema de crédito e débito ao longo da cadeia produtiva, a cobrança de 7% para frigoríficos é “cancelada” pelo crédito de 7% que as empresas obtêm na compra do animal.
Já no caso dos supermercados e açougues, a alíquota será de 11%. Mas o tributo também tem o abatimento do que já foi pago. Na prática, o revendedor vai pagar 4% de imposto, explica o secretário de Estado da Fazenda, Helcio Tokeshi.
Fonte: pressheader