Cansados e sem faturamento, comerciantes abrem as lojas

MAIRIPORÃ aparece na lista do Governo do Estado de 62 municípios que ainda não podem flexibilizar a quarentena. Mesmo se mantendo entre as 20 com melhores índices de isolamento, deve esperar mais 15 dias. A relação foi divulgada pelo site Globo.com, que também traz as outras quatro cidades da região: Caieiras, Cajamar, Francisco Morato e Franco da Rocha. Todas estão inclusas na fase vermelha. Isso se deveu aos municípios integrarem a Região Metropolitana de São Paulo, única nessa faixa de cor.
Em Mairiporã praticamente todo o comércio de rua abriu as portas na manhã de quinta-feira, 28. Por onde a reportagem passou, todas as recomendações estavam sendo cumpridas, como o uso de álcool gel, máscara e determinado número de pessoas no interior dos estabelecimentos.
A cidade é a que registra o menor número de casos confirmados e de mortes pelo Covid-19, além de muitas vagas no Hospital Anjo Gabriel para pacientes que não necessitam de UTI.
Os critérios de classificação das cidades por regiões e fases de cores, segundo o Governo do Estado, levaram em conta a relação do número de leitos hospitalares, principalmente os de Unidade de Terapia Intensiva (UTI’s), com o número de pessoas infectadas pela Covid-19.
O discurso adotado pelos governos estadual e municipal mudou de tom, diante do clamor de todos os segmentos da economia. Se antes o índice mínimo de 55% balizava as ações para fleixibilizar a quarentena, com a reabertura gradual do comércio, agora não é mais.
Características – A decisão do prefeito em seguir as determinações do governador João Dória provocou problemas no setor econômico da cidade. Não há informação oficial, mas representantes de alguns segmentos falam em quase 3 mil trabalhadores demitidos em Mairiporã.
Na contramão do que fez a cidade de Atibaia, que usou suas características para manter todos os estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços e construção civil em pleno funcionamento, Mairiporã ignorou que é um município com poucos registros de óbitos e casos confirmados.