Candidatos começam a ser definidos neste final de semana

O DESENHO da disputa eleitoral em Mairiporã começa a ganhar contornos definitivos neste domingo, quando serão realizadas as primeiras convenções para escolha de candidatos a prefeito, vice e vereador.

Até onde a reportagem conseguiu apurar, onze partidos reúnem os convencionais (remota ou presencialmente) neste domingo. Outros devem ter definição ao longo da próxima semana.

Desde segunda-feira (31) até o dia 16 de setembro, os partidos devem fazer suas convenções para definir os nomes de todos os candidatos e coligações, neste caso, apenas para o pleito majoritário. Depois, as legendas terão até o dia 26 para apresentar a documentação na Justiça Eleitoral, com a propaganda autorizada a partir do dia seguinte (27), quando os concorrentes poderão pedir voto e divulgar seus números.

Com as convenções marcadas, os partidos que ainda estão discutindo apoios e coligações precisam ser rápidos. Algumas legendas ainda não sabem se entrarão na disputa com candidato próprio ou se apoiarão outros partidos.

Há também casos de legendas que já definiram nomes a prefeito e vice, mas seguem em busca de mais apoios. Como desta vez não haverá coligação para vereador, a tendência é de um número elevado de candidatos, na tentativa de eleger representantes.

Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu que os partidos façam as convenções em formato virtual.

Domingo – Seis partidos que apoiam o pré-candidato do PSDB, Aladim, definem suas chapas neste domingo: PSDB, PL, DEM, PODEMOS, PV e PROS. O sétimo partido, o REDE, agendou convenção para o dia 11.

As agremiações PSD, PSB e REPUBLICANOS, que apoiam o atual prefeito, também definem os escolhidos neste domingo (6). Já a coligação PT-PSOL, que se coligaram em torno da candidatura de Francisca Boralli, define seus nomes na segunda-feira, 7.

No outro final de semana estão previstas as convenções do PATRIOTA, que vai referendar o nome do Major Paulo Sérgio como candidato a prefeito e o DC (Democrata Cristão), que confirmará Manoelino Cordeiro dos Santos.

Vices – As convenções também vão confirmar os cinco candidatos a vice. O tucano Aladim pode formar a dobradinha com o atual vereador Wilson Sorriso. Outro vereador, Chinão Ruiz, pode aparecer na chapa do atual chefe do Executivo e João Hélio Salgado na do prefeiturável Major Paulo Sérgio. No DC a escolha vai recair sobre Jarbas de Oliveira Alves e no PT, professor Selvino Fachinni.

Vereadores – Cada partido poderá lançar, agora sem coligação, 20 candidatos a vereador, com a obrigatoriedade de que seis vagas sejam preenchidas por mulheres. A cada ausência de uma candidata feminina, resultará na retirada de um candidato.

Partidos – Se todas as agremiações regulares apresentarem chapa completa, Mairiporã pode ter um recorde de candidatos a vereador em toda a sua história político-eleitoral. Serão 460 nomes à disposição dos eleitores. Os analistas, no entanto, não acreditam que esse número seja confirmado ao final das convenções.

Partidos – De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 23 partidos estão vigentes na cidade e esse é o número de siglas podem lançar candidatos: AVANTE (70); DC (27); DEM (25); MDB (15); PATRIOTA (51); PCdoB (65); PDT (12); PL (22); PODEMOS (19); PROS (90); PRTB (28); PSB (40); PSC (20); PSD (55); PSDB (45); PSL (17); PSOL (50); PT (13); PTB (14); PV (43); REDE (18); REPUBLICANOS (10) e SOLIDARIEDADE (77).

Desse total, apenas seis tem Diretório Municipal (PSL, PSOL, PT, PV, REDE e MDB), enquanto demais apenas Executivas Provisórias.