FINDO o prazo para registro de candidaturas, que termina segunda-ifera, 15, os candidatos a prefeito, vice e vereador já podem inciar a campanha propriamente dita, e ir às ruas em busca do voto, na terça-feira, 16.
Resolução do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) entra em vigor nessa data e determina o que é ou não permitido nas eleições de outubro vindouro.
Algumas ações, verificadas em 2012, agora estão proibidas, dentre elas o tradicional uso de cavaletes, o que obriga os candidatos a buscar outras estratégias para chegar ao eleitor. Também há regulamentação sobre a internet, mudanças que foram aprovadas na minirreforma eleitoral em 2015.
Além dos cavaletes estão vetados bonecos, faixas, placas e pinturas em muros. Se o bem for particular, será possível divulgar a candidatura se o material for papel ou adesivo e a metragem máxima de 0,5m². Nas ruas podem ser usadas bandeiras ou meses para a distribuição dos santinhos. Em veículos, a publicidade está limitada ao vidro traseiro e adesivos que não ultrapassem 50cm x 40cm.
No site do TRE-SP os interessados podem ter acesso à lista completa de permissões e proibições no período eleitora, que segue, a princípio, até 2 de outubro.