Campanha de vacinação contra a pólio começa segunda-feira

Tem início na segunda-feira (8) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças abaixo de 5 anos. Simultaneamente, acontecerá também a Multivacinação para Atualização da Caderneta de menores de 15 anos de idade. A iniciativa, conduzida pelo Ministério da Saúde, vai até o dia 9 de setembro. Está previsto para 20 de agosto de 2022, o Dia D de Mobilização Nacional.

A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção.

A nova campanha busca alcançar ao menos 95% das crianças de 1 a 4 anos de idade. A última vez que isso ocorreu no Brasil foi em 2015, quando as taxas de vacinação começaram a cair. O esquema de proteção contra a poliomielite prevê a aplicação de três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, mediante injeção intramuscular. Depois, a criança deve receber reforço com 15 meses e com 4 anos: essas novas doses são ministradas via oral e simbolizadas pelo Zé Gotinha, personagem criado pelo governo brasileiro na década de 1980 para tornar as campanhas de vacinação amigáveis para o público infantil.

Já a multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, conforme calendário previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Dessa forma, são disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19, entre outras.

Mairiporã – O número de crianças que devem ser vacinadas contra a pólio Mairiporã não foi divulgado, mas é de aproximadamente 5 mil. Na campanha do ano passado, 47% foram imunizadas. De um total de 4.202 crianças, apenas 1.980 receberam a dose da Vacina Sabin.

Na distribuição por faixa etária os resultados foram: 1 ano (1.026 crianças a meta, 495 vacinadas e cobertura de 48,25%); 2 anos (1.019 crianças a meta, 495 vacinadas e cobertura de 48,58%); 3 anos (1.054 crianças a meta, 380 vacinadas e cobertura de 36,05%) e 4 anos (1.103 crianças a meta, 610 vacinadas e cobertura de 55,30%).

Os estados e municípios têm autonomia para organizar o atendimento levando em conta a realidade local. (Da Redação/Agência Brasil – Foto: Marcelo Camargo/ABR)