A Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação foi novamente prorrogada, desta vez até o dia 30 de novembro, no Estado de São Paulo. Iniciada em 5 de outubro, a campanha tem como objetivo reforçar a proteção contra paralisia infantil (pólio) nos menores de 5 anos (1 a 4 anos) e atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos de idade.
Para prevenção contra a poliomielite, crianças entre 1 ano a menores de 5 anos recebem a “gotinha” (vacina oral, VOP) de forma indiscriminada. A revacinação contribui com a redução do risco de reintrodução do vírus no Brasil – hoje, há circulação no Afeganistão e Paquistão. A meta é imunizar 95% desse público.
Em Mairiporã, onde devem ser vacinadas 4.202 crianças, não há dados disponíveis de quantas já foram imunizadas. Nem mesmo no site do Ministério da Saúde.
Multivacinação – A campanha de multivacinação é focada em atualizar as carteiras vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, para que recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes.
No total, são oferecidos 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.
Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, disponível para faixas etárias de 11 e 12 anos, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.