Câmara volta do recesso na terça-feira

A PRIMEIRA sessão ordinária do segundo semestre no Legislativo de Mairiporã acontece na próxima terça-feira, 6. Os vereadores gozaram de 31 dias de ‘férias’ remuneradas.
A expectativa nos últimos meses do terceiro ano da atual gestão é com relação ao Orçamento do Município para 2020 e se haverá aumento no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) além do reajuste inflacionário.
A movimentação maior entre os vereadores, no entanto, tem relação com as eleições do ano que vem. O prazo para filiar possíveis candidatos aos partidos se encerra no final de setembro, um ano antes do pleito, conforme lei vigente.
A maioria dos parlamentares deve dedicar boa parte do tempo em questões relacionadas com a reeleição, e em buscar elementos para entender como deverão se comportar sem as coligações partidárias, proibidas por decisão do Congresso Nacional.
Sem as coligações, cada partido deverá ter somente 20 candidatos (30% de mulheres), o que dificulta alcançar o coeficiente eleitoral exigido para se eleger um vereador (o coeficiente é o resultado do número de votos válidos dividido pelo número de cadeiras (13) em disputa, que resulta na quantidade de votos necessária).Se o partido não alcançar o coeficiente, não elege nenhum candidato.
O de sempre – O cotidiano dos vereadores deverá ser o mesmo de muitas décadas. Durante as sessões apresentam indicações, requerimentos, moções, inclusão de datas no calendário da cidade e denominação de ruas.