A POPULAÇÃO de Mairiporã recebeu na última terça-feira um presente de natal antecipado dos vereadores. Por 9 votos a 3, foi aprovado projeto de lei de autoria do prefeito Antônio Aiacyda, elevando em 40% o valor a ser cobrado sobre a taxa de lixo, que virá junto com o IPTU do ano que vem. No texto aprovado há aumentos que vão de 19% a 40% e que vão acontecer até 2020.
A exposição de motivos constante do projeto, assinada pelo prefeito e pela secretária da Fazenda, foi padrão, ou seja, que a arrecadação com o serviço não cobre os custos, que a crise econômica está penalizando os municípios e que as receitas caíram drasticamente.
Outro fato que chamou a atenção no projeto, foi o fato de os vereadores aceitarem e aprovarem que os aumentos na taxa de lixo em 2019 e 2020 serão feitas por decreto, ou seja, sem a necessidade de passar pela Câmara.
Os líderes do prefeito e do partido, PSDB, tiveram opiniões divergentes sobre o projeto e pela primeira vez nesta legislatura votaram de maneira diferente. O líder dos tucanos votou contra e o do prefeito a favor.
O novo valor a ser cobrado pela taxa de lixo vai constar do carnê do IPTU de 2018.