Calor e chuva trazem escorpiões para dentro de casa

A combinação de calor e chuva nesta época do ano são fatores para a proliferação de animais peçonhentos, com destaque para os escorpiões, que gostam de locais secos e podem se esconder dentro das casas.

Se uma pessoa for ferida por aranha, escorpião ou cobra, deve ser encaminhada de imediato ao serviço médico, de preferência pronto-socorro.

Segundo o Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), até o final de 2016 foram registrados 137 casos (a maioria escorpiões), com maior ocorrência em 2015.

Os bairros de periferia e os localizados na zona rural são os de maior incidência e onde a atenção deve ser redobrada. Ainda de acordo com o Sinan, as espécies de escorpião mais encontradas são o amarelo (tityus serrulatus) eo marrom (tityus bahienses).

Cuidados – Para se evitar problemas com animais peçonhentos vários cuidados devem ser tomados: examinar roupas, inclusive de cama, caçados, toalhas (rosto e banho), tapetes, panos de chão, usar luvas e calçados fechados durante o manuseio de material de construção, transporte de lenha, madeira e pedras em geral.

Também deve manter os berços e camas afastados das paredes (mínimo de 10 cm) e evitar que mosquiteiros e roupas de cama esbarrem no chão. E tomar cuidado especial quando encostar em locais úmidos e escuros e com presença de baratas.

No caso de encontrar escorpião, o Ministério da Saúde orienta que, se possível, capturá-lo e levar ao serviço de saúde e ligar para o DVE (Departamento de Vigilância Epidemiológica), a responsável pela fiscalização. (Lúcia Helena)