CALDOS E SOPAS

Fuja do tradicional e experimente nossas sugestões

SOPA DE SHITAKE COM ALHO PORÓ

Ingredientes: 1/2 colher (sopa) de óleo; 1/2 talo de alho poró picado; 1/2 cebola em rodelas; 500ml de leite; 1 colher (sopa) de maisena; 70g de shitake picado; sal e pimenta do reino a gosto. Para o caldo: 1/2 cenoura; 1/2 salsão; 1/2 cebola; 600ml de água.

Modo de Preparo

Para o caldo, pique grosseiramente a cenoura, o salsão e a cebola. Coloque em uma panela com água e leve ao fogo médio. Deixe ferver por 10 minutos ou até obter um caldo amarelo. Coe e reserve o líquido. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o óleo, refogue o alho poró e a cebola. Adicione 500ml do caldo reservado. Em 1 xícara (chá) do leite, dissolva a maisena e despeje na mistura.

Acrescente o restante do leite e deixe ferver, em fogo baixo, até engrossar. Acrescente o shitake e cozinhe por mais alguns minutos. Tempere com sal e pimenta. Sirva em seguida.

SOPA DE MANDIOQUINHA COM BACON

Ingredientes: 2 mandioquinhas (batata-baroa) cerca de 200g; ½ cebola; 1 dente de alho; 2 xícaras (chá) de água; 1 colher (sopa) de azeite; 1 folha de louro; sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto; folhas de salsinha inteiras e picada a gosto para servir; cubos de bacon dourados a gosto para servir.

Modo de Preparo

Lave, descasque e corte as mandioquinhas em rodelas médias. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Leve uma panela pequena de borda alta ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Junte o alho e o louro e mexa por apenas 1 minuto para perfumar. Acrescente as rodelas de mandioquinha e misture bem. Regue com a água, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar em fogo médio. Quando ferver, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até a mandioquinha ficar bem macia – verifique o ponto espetando um garfo. Desligue o fogo e, com uma pinça, retire a folha de louro. Com cuidado, bata a sopa com um mixer, dentro da própria panela até ficar bem lisa. Se preferir, bata a sopa no liquidificador, mas atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente da sopa abra a tampa. Prove e ajuste o sal e pimenta. Sirva a seguir com folhas de salsinha, salsinha picada, croutons e cubos dourados de bacon a gosto. (Panelinha)

SOPA DE BATATA, MILHO, BACON E AIPO

Ingredientes: 1 batata média; óleo em spray; ¼ de xícara (chá) de aipo picado; 2 colheres (sopa) de cebola picada; 1 espiga de milho cozida, com grãos; removidos ou ½ xícara (chá) de milho enlatado; ¼ de xícara (chá) de pimentão vermelho picado; 30g de bacon picado; 1/2 xícara (chá) de leite desnatado; sal, pimenta e molho de pimenta a gosto.

Modo de Preparo
Com um garfo, faça alguns furos na superfície da batata. Cozinhe por oito minutos no micro-ondas em potência alta, virando na metade do tempo. Espere esfriar, descasque e amasse. Enquanto isso, unte uma panela média com óleo em spray e aqueça em fogo alto. Acrescente o aipo, a cebola, o milho e o pimentão. Deixe cozinhar mexendo frequentemente por cerca de cinco minutos. Adicione o bacon, o leite e a batata amassada e misture bem. Tempere com o sal, a pimenta e o molho, e cozinhe por dez minutos, com a panela tampada, sem deixar ferver.