Café produzido em Bragança é premiado pelo Governo do Estado

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, premiou no último dia 22 os melhores cafés paulistas no 22º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo, ocorrido no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

A premiação teve a participação do governador Tarcísio de Freitas, do secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, de gestores, parlamentares estaduais e municipais, profissionais do IAC e agroempreendedores.

“O setor da cafeicultura paulista tem todo o apoio da secretaria, estamos aqui para servir vocês. Um concurso como esse gera credibilidade, agrega valor e melhora a exportação dos nossos cafés”, afirmou Guilherme Piai.

Neste ano, o concurso, que tem o objetivo de promover e divulgar os cafés do Estado para os mercados interno e externo, teve participação recorde, com mais de 320 amostras analisadas, quase o dobro do número registrado na edição anterior.

Bragança – O produto bragantino José Adil Braggion foi o primeiro colocado na categoria ‘café convencional por via seca’. A disputa teve ainda outras três categorias: cafés produzidos por via úmida, cafés fermentados e cafés orgânicos.

Etapas metodológicas foram estabelecidas para selecionar os 40 cafés selecionados (10 concorrentes por categoria). E os três premiados de cada categoria receberam certificados e troféus da SAA, e os primeiros colocados também foram homenageados com a medalha Dr. Alcides Carvalho, que foi agrônomo e geneticista do IAC, considerado o pai da cafeicultura brasileira moderna. (Da Redação – Foto: Marcelo Camargo/ABR)