A DESORGANIZAÇÃO, excesso de zelo e burocracia exacerbada dos bancos indicados pela Justiça Eleitoral (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) atrasará em pelo menos 10 dias o início da campanha, previsto para terça-feira,16.
Os candidatos a vereador que procuraram os bancos, mesmo os particulares, receberam um prazo presumível de até 10 dias para terem as contas eleitorais abertas.
Esse fator prejudica os candidatos porque sem conta em banco e talão de cheques, não podem investir em publicidade ou outras despesas decorrentes da campanha. Neste ano, a Justiça eleitoral testa uma nova lei que impõe severas restrições além de o tempo de campanha estar reduzido para 47 dias, que na verdade, com essa demora passa a ser 37.
No Santander, o prazo de abertura e recebimento de talonário é de no mínimo oito dias. Na Caixa e Banco do Brasil o prazo pode chegar até 10 dias. O procedimento adotado é o seguinte: o candidato leva o Requerimento do CNPJ, documento de identidade e comprovante original de endereço. O banco recebe, executa os procedimentos digitais e agenda uma data para o candidato retornar e concluir a abertura da conta. Ontem a Caixa estava agendando retorno até para o dia 26.
Fonte: GB