Brasil entre os 10 principais PIBs do primeiro trimestre deste ano

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil registrou, no primeiro trimestre deste ano, crescimento de 0,8% em relação ao trimestre anterior. A economia brasileira acumulou R$ 2,7 trilhões em valores correntes entre janeiro e março.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um País, estadou o cidade, geralmente no período de um ano. As nações calculam o PIB nas suas respectivas moedas.

O crescimento foi impulsionado principalmente pelo setor de Serviços, que teve alta de 1,4%. A Agropecuária também teve desempenho positivo, com variação de 11,3%. A Indústria, no entanto, apresentou queda de 0,1%.

Entre os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), da qual o Brasil não faz parte, o crescimento médio foi de 0,4%, um pouco acima dos 0,3% registrados na média da União Europeia.

Nações emergentes, como Israel, Turquia, Chile e Índia, tiveram os melhores resultados, seguidos por China, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Indonésia, todos com crescimento superior a 1%. Já a Suécia, Países Baixos, Japão, Estônia e Dinamarca apresentaram resultados negativos.

Nos Estados Unidos, o PIB apresentou crescimento trimestral de 0,4% e anual de 1,3%, indicando desaceleração em relação ao avanço de 3,4% no quarto trimestre de 2023.

Na China, o crescimento foi de 5,3% em relação aos primeiros três meses de 2023 e 1,6% na comparação trimestral.

Os dez primeiros colocados, segundo a OCDE:

Em relação ao trimestre anterior, em %: Israel: 3,30; Turquia: 2,40; Chile: 1,904; Índia: 1,90; China: 1,60; Coreia do Sul: 1,30; Arábia Saudita: 1,30; Indonésia: 0,90 e Letônia, Brasil, Lituânia e Hungria: 0,80. (Da Redação – Foto: Marcello Casal Jr./ABR)