Bônus gordo para os Professores

Quando alguém resolveu consultar o holerite na rede municipal de ensino nesta semana e olhou o valor provisionado do bônus, a notícia se espalhou rápido, tanto que o site até caiu. Naquela noite teve quem chorou, dançou, se emocionou e até duvidou. É indescritível quando a gente vê nos olhos de alguém a euforia com o sentimento de reconhecimento.

Gratidão é palavra forte e de valor, mas que infelizmente de forma injusta, no nosso país, por vezes deixamos de atribuir a figura do Professor, que não importa onde, sempre escrevo iniciando por letra maiúscula. Podem falar o que quiser. Podem dizer que não é mais que obrigação ou até mesmo tentar reduzir o acontecimento a alguma politicagem.

Fatos são inquestionáveis e o que se viu, foram cenas incríveis de alegria dos Professores e que só foram possíveis graças a iniciativa e vontade política sim! Se fosse fácil, já teriam feito!

Nada mais justo que valorizar aqueles que gestam nas salas de aula os cidadãos que verdadeiramente vão fazer a diferença nos balcões das padarias, no policiamento, nos hospitais e até no parlamento. O sucesso do trabalho é sempre marcado pela amorosidade, mas amorosidade sem competência acaba sendo mera boa intenção. Multiplicar por dez um benefício em um ano de tanta dificuldade, sem dúvida merece sim todos os elogios e admiração.

Muito comum a gente achar que do outro lado do rio é melhor, quando na verdade o problema não é o rio, nem a vara, tampouco o peixe; mas sim a gestão! Gestão se faz com gente e trabalho em um dos momentos mais críticos da história da humanidade, em que só os grandes líderes puderam se manter em pé.

Injetar dez milhões de reais em único dia nas folhas de pagamento, também é uma forma inteligente não apenas de proporcionar que dívidas sejam pagas, viagens planejadas, sonhos antigos se concretizando, mas também fomentar no comércio local um natal com mais esperança para dias melhores no próximo ano. Em quase dois anos que fomos afetados pela pandemia e os Professores souberam se reinventar para garantir que apesar das limitações o processo educacional pudesse avançar. O bônus foi gordo e o merecimento, esse foi incalculável.

 

Luís Alberto de Moraes tem formação em Letras, leciona há quase vinte anos e prepara o lançamento de um livro de crônicas e poemas. @luis.alb