Bondinho Pão de Açúcar completa 110 anos

Um das mais famosas atrações da cidade do Rio de Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar completou 110 anos na quinta-feira (27). Desde que foi criado, já recebeu aproximadamente 50 milhões de visitantes e é o teleférico em funcionamento mais antigo do mundo.

Situado em uma importante área de conservação ambiental, entre duas montanhas cobertas pela Mata Atlântica, o Parque Bondinho Pão de Açúcar conta com um trecho inicial que liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca, numa extensão de 528 metros, a 227 metros de altura. Outros 750 metros separam o Morro da Urca do Pão de Açúcar, sendo o ponto mais alto com 396 metros acima do nível do mar.

Durante todo o dia, os visitantes que fizeram aniversário na mesma data que o bondinho retiraram seus ingressos de forma gratuita na bilheteria.

“Estamos muito orgulhosos de completar 110 anos, mantendo vivos os valores que fazem parte da nossa história e que nos permitiram chegar até aqui, como segurança, inovação, sustentabilidade e paixão por encantar”, disse o CEO do Parque Bondinho Pão de Açúcar, Sandro Fernandes.

Os visitantes receberam um botton com o selo de 110 anos do Parque Bondinho e puderam aproveitar, com toda a família, o Circo Macaco Prego, com teatro musical, oficinas e brincadeiras com a temática do aniversário da atração. Já no espaço Jardim dos Discos, os visitantes fizeram vídeos para as redes sociais em uma plataforma 360°, que capta imagens em slow motion.

Nova atração – A programação em comemoração aos 110 anos do Parque Bondinho ainda continuará pelos próximos meses. Em novembro, será inaugurada a exposição imersiva a Cápsula do Tempo, que permitirá ao público revisitar momentos importantes da história do parque, além de oferecer uma visão sobre seu futuro. Também está prevista a inauguração de uma tirolesa que ligará os Morros da Urca e Pão de Açúcar.

“O Parque Bondinho tem a sua história conectada à cidade do Rio de Janeiro desde o início da sua fundação, quando o engenheiro Augusto Ramos teve a ideia pioneira de interligar a Praia Vermelha ao Morro da Urca e ao Morro Pão de Açúcar por um teleférico. Essa iniciativa visionária possibilitou que mais de 50 milhões de pessoas pudessem ver a espetacular vista em 360° do Rio e viver momentos incríveis aqui em cima”, afirmou Fernandes. (Agência Brasil – Foto: Tânia Rêgo/ABR)