Estudos sobre as vendas e faturamento na Black Friday 2023 revelaram que o e-commerce brasileiro registrou queda.
De acordo com os números, entre quinta-feira (23) e domingo (26/11) foram 8,2 milhões de pedidos, recuo de 16,3% em comparação com o mesmo período de 2022. Apesar do ticket médio ter crescido 2,1% em relação ao ano passado, em média R$ 639,47, o faturamento total do comércio eletrônico foi 14,6% menor, alcançando R$ 5,2 bilhões.
Foi o segundo ano consecutivo que o varejo ficou aquém das expectativas com a Black Friday. Segundo analistas, o resultado tem vários fatores, como a desaceleração no e-commerce e a diluição das vendas no mês de novembro, e não apenas na Black Friday.
Os resultados acenderam a luz amarela quanto às vendas de Natal e mostrou que geração de empregos temporários não ocorreu. Contrariando as estimativas, desde setembro o setor registra contratações muito abaixo do esperado.
Mairiporã – No comércio físico de Mairiporã a Black Friday também ficou distante do que esperavam os lojistas. Em levantamento ainda não concluído, os comerciantes acreditam em retração de 8,7% nas vendas comparado ao mesmo intervalo de tempo de 2022.
Sobre a contratação de temporários na cidade, as previsões feitas em outubro, pelo que se apurou até o final de novembro, não vão se confirmar. (Lúcia Helena/CJ – Foto: Pixabay)