OS BANCÁRIOS das agências estatais em Mairiporã (Caixa Econômica e Banco do Brasil) também aderiram ao movimento nacional de greve iniciado na terça-feira, 6. A categoria disse que a paralisação vai seguir até que os bancos atendam a reivindicação salarial. As agências do Itaú, Bradesco e Santander estão com expediente normal.
A última greve dos bancários, em 2015, se prolongou por 21 dias, causando transtornos aos correntistas, clientes e a população em geral. Por isso, é preciso estar atento e buscar alternativas para pagar as contas durante a paralisação.
Dicas – O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) aponta algumas saídas para quem necessita efetuar pagamentos durante o período de greve. Algumas das alternativas: pagamento antecipado de boletos, utilização de caixas eletrônicos ou internet banking.
Outra dica importante é a pessoa ligar para a agência e confirmar se ela está em greve. No caso de uma resposta positiva, deve perguntar se há outra agência próxima que poderá atendê-lo. O mesmo vale para quem tem dinheiro a receber diretamente na boca do caixa.
O pagamento de contas pelo também pode ser feito por telefone, internet ou caixas eletrônicos. É importante não deixar de solicitar algum documento que possa comprovar o pagamento. No caso da internet, o comprovante pode ser impresso. Pelo telefone, o consumidor deve anotar o número do protocolo.
Contas de serviços públicos como água, luz e telefone não precisam necessariamente ser pagas nos bancos, mas também em casas lotéricas e em alguns supermercados.
Caso o pagamento por nenhuma dessas alternativas seja possível, o consumidor deve entrar e contato com o fornecedor perguntando se existem outras maneiras de quitar a conta ou até mesmo se a data de vencimento não pode ser prolongada. Se o pagamento for realizado diretamente com a empresa, ou em outro local, não se esqueça de solicitar um recibo.
Sem penalidades – Como a greve não é de responsabilidade do fornecedor nem do consumidor, não podem ser impostas penalidades, como multa e juros, no caso do atraso do pagamento. Mas, diante dessa situação, o Idec recomenda que consumidor se programe para realizar o pagamento, de preferência antes mesmo da data de vencimento da conta.
Fonte: idec