A merenda escolar oferecida nas escolas municipais de Mairiporã tem aprovação dos moradores da cidade, conforme apontou pesquisa da Indsat (Indicadores de Satisfação de Serviços Públicos). A nota obtida no levantamento de dezembro de 2021, de 708 pontos, foi a mais alta registrada na cidade e apresentando salto de 14 pontos em relação ao levantamento realizado em setembro de 2021, quando atingiu 694 pontos.
De acordo com o estudo, com a avaliação de 400 moradores, a merenda foi classificada dentre os três melhores indicadores no ranking doméstico da Indsat, que avalia 16 serviços públicos da cidade. A pontuação garantiu ao serviço o alto grau de satisfação. O nível é mensurado a partir dos critérios de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, onde se obtém uma classificação que qualifica o município conforme o grau de satisfação do serviço estudado.
“A merenda da nossa cidade deu um salto de qualidade. Temos o cuidado e a preocupação de servir aos nossos alunos refeições saudáveis, balanceadas, respeitando as necessidades nutricionais, e com total transparência”, destacou o prefeito Aladim.
A pesquisa aponta também que, assim como os critérios de satisfação, a aprovação da merenda registrou números crescentes entre o primeiro e o segundo semestres, aumentando gradativamente: no início do ano alcançou 48,6%, passando para 55,4% em junho, até atingir 61,9% em dezembro. Neste último percentual, o resultado é a soma de 5,3% de ótimo com 56,6% de bom.
9 mil – Segundo dados obtidos pela reportagem junto à Secretaria da Educação, diariamente são servidas 9.100 merendas na rede municipal, que ao final de cada mês totalizam 172 mil refeições.
A Equipe da Divisão de Alimentação Escolar da Prefeitura, segundo informações, tem incluido novas receitas no cardápio para dar ainda mais qualidade no que é servido aos alunos.
Comandada por uma equipe técnica formada por 5 nutricionistas responsáveis pelo controle de qualidade dos produtos e planejamento dos cardápios, tem ainda 2 cozinheiras treinadas para desenvolver receitas saudáveis e saborosas, orientando depois as demais cozinheiras das escolas, garantindo assim o padrão de qualidade e sabor na merenda escolar.
As últimas novidades incluidas no cardápio são strogonoff de carne e frango, feijoadinha saudável, ovos pochê e ovos cremosos. (Lúcia Helena/CJ – Foto: Divulgação)