Os primeiros pagamentos do Auxílio Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família, começará a ser pago neste mês de novembro somente para os beneficiários do Bolsa Família.
A ideia é seguir o mesmo calendário do Bolsa Família, ou seja, será pago conforme o Número de Identificação Social (NIS), sendo liberado entre os dias 17 e 30 de novembro e com um reajuste de 20% sobre os valores que vinham sendo pagos até este mês.
Lembrando que a migração para quem já recebe o Bolsa Família será automática para o novo programa, porém, é necessário manter os cadastros atualizados.
Para se inscrever no Auxílio Brasil, o interessado, obrigatoriamente, deverá ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). Assim, uma pessoa do grupo familiar deve ser a responsável por prestar informações de todos os integrantes da família. Essa pessoa será chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) e deve ter ao menos 15 anos, ter CPF e título de eleitor.
Após definir o RF do grupo familiar, o interessado na inscrição deverá ir até os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município para realizar o cadastro.
É necessário apresentar, pelo menos, um documento para cada pessoa da família, que pode ser: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.
Para orientação, os munícipes podem procurar os CRAS nos seguintes endereços: CRAS Centro (Rua Ipiranga, 166); CRAS Terra Preta (Rua João Pedro Miziara, s/nº, centro do distrito) e CRAS Parque Petrópolis (Rua Canuto de Pito, 870). O horário de atendimento nas três unidades é das 8h às 17 horas. (Lúcia Helena/CJ)