Autorizada abertura automática de contas para saque do FGTS

DISPONÍVEL ATÉ 30 DE NOVEMBRO

MEDIDA Provisória (MP) publicada pelo Governo Federal autorizou a abertura automática de poupanças digitais da Caixa Econômica Federal (CEF) para que os trabalhadores que possuem conta no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) recebam até o limite de R$ 1.045 de seu saldo disponível.

A estimativa do banco é que 60 milhões de pessoas tenham direito ao saque, muitas das quais não possuem conta em nenhum banco. No total serão transferidos R$ 37,8 bilhões.

A Caixa começará a disponibilizar os valores em contas digitais a partir do próximo dia 29 para os nascidos em janeiro. Até 25 de julho esses beneficiários poderão utilizar o dinheiro para pagamento de boletos, compras em sites ou em maquininhas habilitadas. Após essa data estarão liberados os saques em dinheiro e transferências.

Para outros beneficiários, os depósitos escalonados serão disponibilizados mensalmente, sempre de acordo com os meses de nascimento, até 21 de setembro. A autorização para saques em dinheiro e transferências, também escalonados, vão até 14 de novembro.

De acordo com a MP, o dinheiro ficará disponível na conta até 30 de novembro. Caso não haja movimentação até essa data, os recursos voltam para o saldo do trabalhador no fundo. (Com Agência Brasil)