Até setembro foram 22 multas de trânsito por dia no município

As multas de trânsito no município continuam com viés de crescimento desde o início dos anos 2000. Somente entre janeiro e setembro deste ano foram 6.006 autuações, por desrespeito a legilação, o que equivale a 22 condutores multados por dia.

A infração mais cometida é o estacionamento em desacordo com a sinalização (zona azul), com 2.211 registros, que representam 36,8% do total.

Além do estacionamento irregular, as outras modalidades de infração, pela ordem, são: estacionar em local/horário proibido (1.615); condutor do veículo sem cinto de segurança (1.244 multas lavradas); dirigir veículo fazando uso do celular (322); dirigir veículo manuseando o celular (291); dirigir veículo segurando o celular (245); passageiro do veículo sem cinto de segurança (63) e avançar sinal vermelho do semáforo (15).

Se somadas os três tipos de punição com aparelhos celulares, o total chega a 858 ocorrências.

Os dados foram obtidos pela reportagem junto à Secretaria Municipal de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana.

Além dos equipemantos eletrônicos que integram o sistema de monitoramento, a fiscalização de trânsito é feita por agentes do setor.

Em 2021 (considerando-se janeiro a dezembro) foram 5.666 autuações, o que significa que até o encerramento deste ano a diferença, em números absolutos, deverá ficar acima de 500 registros.

No ano passado, a infração mais punida foi estacionamento em local/hora proibido.

Acidentes – O trabalho da Secretaria, desde 2021, especialmente em relação à Mobilidade Urbana, tem visado a redução dos acidentes e o cumprimento do Código Brasileiro de Trânsito.

De acordo com dados oficiais, Mairiporã reduziu no período de janeiro a agosto deste ano, na comparação com igual período do ano passado, o número de ocorrências de trânsito. Agora, em 2022, foram 4 homicídios culposos por acidente (foram 5 em 2021), 52 lesões corporais culposas por acidente (66 no mesmo período há doze meses) e em ambos, nenhum registro de homicídio doloso.

Segundo o secretário Francisco Wanderlei Rohrer, a fiscalização no município visa a prevenção. “Estamos trabalhando junto ao prefeito no sentido de ampliarmos os recursos humanos para uma fiscaização mais ostensiva, até para orientação de condutores, pedestres e motociclistas. Temos promovido ações de educação para o trânsito e na conscientização de pedestres e condutores ao longo do ano. E não podemos esquecer dos investimentos em infraestrutura urbana, sinalização viária e fiscalização”, assinalou o secretário. (Juarez César/CJ – Foto: Divulgação)