Apenas 168 eleitores passaram pelo plantão do Cartório Eleitoral

O PLANTÃO realizado pela Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo no dia 13 de abril, para cadastramento biométrico e justificativa de ausência nas três últimas eleições, levou apenas 168 eleitores ao cartório local. Todos para efetivar a biometria.
Aqueles que precisam justificar ausência nos três últimos pleitos, e que podem ter o título cancelado a partir de 6 de maio, não se deram ao trabalho de atender à convocação. Em Mairiporã são 1.419 eleitores que se encontram nessa condição.
Outro plantão, segundo informou o Cartório Eleitoral local, acontecerá no dia 11 de maio, apenas para cadastramento biométrico.
Mairiporã tem hoje 61.878 pessoas inscritas e aptas a votar. Desse total, 30.661 possuem o documento que permite a identificação pelas digitais, ou seja, 49,56%.
Irregulares – Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2,6 milhões de títulos de eleitores estão irregulares.
De acordo com o órgão, quem não acertar contas com a Justiça Eleitoral pode ter o título cancelado e fica impedido de votar nas eleições do próximo ano.
Quem estiver em situação irregular terá de pagar uma multa no valor de R$ 3,50. Depois precisa ir ao cartório eleitoral e apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor, se ainda o possuir.
Também é possível fazer o processo pela internet, no portal do TSE, na opção quitação de multas. Ainda assim, é preciso levar a documentação ao cartório eleitoral.
Resolução do TSE estabelece o prazo para a atualização do cadastro eleitoral, bem como os procedimentos relativos ao cancelamento dos títulos eleitorais e à regularização da situação dos eleitores.