Ao povo o que é do povo

Temos nos debruçado nos últimos meses a entender como surgiu o imposto na vida das pessoas, também chamado de tributo, o que certamente ocorreu muito antes de Cristo ter dito, segundo uma passagem do Evangelho, em resposta à provocação de nacionalistas judeus da época, “dar a César o que é de César”.
A humanidade, desde priscas eras, tem uma subjetiva escalada de valores que fazem ou gostar ou detestar pessoas, instituições, produtos, serviços, etc. Num ponto, no entanto, a unanimidade prevalece: “abomina pagar tributos”.
A organização da sociedade exige um custo a ser pago por alguém, ou melhor por todos. E isso vem quase que da pré-história. O que poderia ser um binônimo ‘custo-benefício’ que refletisse a realidade, não é.
Quem nos bancos escolares estudou a história universal, sabe bem que os impérios da Antiguidade, como Grécia e Roma, se sustentaram pela cobrança de tributos, através da força militar que, em boa medida, desempenhava o papel de cobradora de impostos.
A história do Brasil tem muitos exemplos nesse sentido, pois desde o descobrimento pelos portugueses, que bem poderiam ter acertado o caminho para as Índias, e não para os índios, foi instituida a rapina, a gatunagem, a ladroagem. Para dar um verniz nesse assalto, muitas décadas depois, a Corte Portuguesa decidiu organizar uma forma de se sustentar, criando impostos. Usando a Inglaterra como modelo, tentaram organizar um sistema de tributos semelhante, porém só levou em conta o necessário para ‘pagar as despesas’.
Nas Minas Gerais, ainda no Brasil-Colônia, esse imposto era conhecido como ‘derrama’, e fez os dois primeiros mártires da nossa história: Felipe dos Santos e Tiradentes. Curiosamente, ambos na mesma cidade, que se insurgiram contra a excessiva cobrança da Coroa.
O resto da história, até chegarmos aos dias de hoje, é sobejamente conhecido. Continuamos a sustentar, em nome de uma sociedade que precisa funcionar, uma casta formada por quadrilheiros travestidos de políticos, eleitos por uma maioria de incautos e imbecis,  que impõe ao povo pesados impostos sem que se tenha direito ao segundo termo do ‘custo-benefício’.
Se na antiga Roma era ‘dar a César o que é de César’, hoje é imperioso ‘dar ao povo o que é pago pelo povo’.

Posts similares

  • Contra os poderosos

    Num País em que a mesmice política viceja há décadas, com os mesmos personagens em disputas eleitorais, a novidade em 2022 é a figura exponencial do ex-juiz Sérgio Moro. Se reúne chances de se eleger presidente, só o tempo dirá, mas desde já vai promover uma mudança radical na tal mesmice e tirar o sono…

  • Quem poderá nos defender

    Mairiporã é uma das muitas vítimas da Sabesp quando o assunto é preservação ambiental. A cidade tem pouco mais de 30% de rede de esgoto, o que agride os mananciais e a sustentabilidade. Nem por isso a empresa foi incomodada ou chamada a pôr fim no problema nos últimos trinta anos. Enquanto isso, outros municípios…

  • Da terra

    Mairiporã, ao contrário de outros tantos municípios, padece do mal de não ter um deputado (estadual ou federal) a representá-la nas instâncias superiores da estrutura governamental. Essa ausência de um político da terra faz toda a diferença. Exemplos há aos montes, e não precisa ir muito longe. Atibaia e Bragança se desenvolvem com recursos conquistados…

  • Respeito ao cidadão e ao dinheiro público

    A Prefeitura inaugura na noite desta sexta-feira o novo terminal rodoviário de Mairiporã. Foram meses com obras de revitalização e ampliação, visando o bem-estar de todos aqueles que dependem do transporte público para se locomover, trabalhar e estudar. Ao decidir transformar um galpão sem condições de dar bom atendimento aos usuários de ônibus, em um…

  • Leais e os traiçoeiros

    Em política, embora as surpresas ocorram principalmente em períodos eleitorais, nada mais parece surpreender o cidadão/eleitor, que ao longo das últimas quatro décadas, pelo menos, já viu de tudo. Ou quase tudo. Quando as eleições se aproximam, o cardápio servido é o da traição, que expõe o lado mais abjeto e sujo de acordos feitos…

  • Reconhecer o bem feito

    O terceiro ano da administração municipal chegou ao fim e entramos no último, com eleições previstas para outubro vindouro. É uma oportunidade para reflexões, prognósticos e expectativas quanto ao futuro da cidade e a certeza de que tivemos um governo que privilegiou as demandas mais urgentes da população, colocou o dedo em feridas até então…