Anjo Gabriel atende 30% de pacientes de outros municípios

O Hospital Municipal Anjo Gabriel, que em março último completou um ano de operação e registrou 134 mil atendimentos, um número expressivo. Com o agravamento da dengue, esse número aumentou consideravelmente nos últimos meses. Saltou de 400 para 700 pessoas/dia que são atendidas.

Do total de pessoas que passaram por procedimentos na unidade hospitalar, 30% são de pacientes de cidades vizinhas. Segundo a direção, são pacientes que Guarulhos (a maioria), Capital, Atibaia, Nazaré Paulista, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, e de proprietários de sítios, chácaras e casas de veraneio, oriundos de Osasco e Carapicuíba, que são atendidos nos finais de semana. Acidentados em estradas da região, também são encaminhados ao hospital municipal.

Segundo a Organização Social que administra o hospital, a demanda só de Mairiporã já possui alto volume de atendimentos, e com as pessoas de outras localidades, traz certos problemas, como o tempo de espera para passar em consulta ou exame, mas todos são acolhidos.

Apesar da distância de Mairiporã para alguns municípios, os pacientes percorrem por vezes mais de 50 quilômetros, pois o Anjo Gabriel é um dos hospitais mais bem equipados.

Gastos – Segundo a Prefeitura, a unidade hospitalar custa mensalmente R$ 3 milhões, e solicitou no final do ano passado, ao Governo do Estado, uma ajuda para bancar as despesas. Um pedido de R$ 25 milhões está na mesa do Governo do Estado, que ainda não estipulou data para que o valor seja repassado. (Lúcia Helena/CJ – Foto: Divulgação)