Aniversário de Mairiporã!

Mairiporã completa hoje 131 anos em meio a muitas crises desde a sua fundação. Crise política e crise na saúde, com a pandemia do Covid-19. No dia em que a cidade faz aniversário, a população tem muito pouco a comemorar, mas por outro lado tem demonstrado disposição para combater a doença que ameaça a vida das pessoas e gera insegurança e medo diante de um cenário que pode se agravar, também economicamente. Esta edição do Correio Juquery, que não deixa os 131 anos da cidade passarem em branco, é uma forma de homenagear toda a sua gente e lembrar que apesar dos percalços, devemos seguir em frente.
A maior parcela da sociedade, que depende dos projetos de médio e longo prazos para ter uma vida mais tranquila e de qualidade, é a que mais sofre com a instabilidade política e a morosidade da Justiça.
Instabilidade política, porque há pouco diálogo e capacidade de pensar a cidade por parte do prefeito e dos vereadores. Morosidade da Justiça, porque ações por improbidade administrativa e crimes de responsabilidade aguardam julgamentos há mais de 10 anos, envolvendo figuras a quem foram conferidos mandatos.
A incerteza causada por estes dois fatores é geradora de uma característica muito presente na atual gestão.
A pandemia que também chegou à cidade desnudou o prefeito e sua incapacidade de argumentar sobre a necessidade de se ofertar saúde digna à população. O Hospital Anjo Gabriel, entregue em 2016, continua com suas portas fechadas e se tivesse sido colocado em funcionamento poderia ajudar centenas de mairiporanenses que foram pelo menos notificados com o coronavírus. Enquanto isso, persiste a conversa fiada do prefeito de que não tem recursos para tocar um hospital e a ladainha de que o local será transformado num AME. Os dois fatores são o retrato do que prefeito e vereadores são capazes de fazer em nome da política.
Uma cidade que ao longo de seus 131 anos de história evidencia pujança, beleza e trabalho de sua gente não merece sofrer com uma crise política que se arrasta há décadas.
O mairiporanense que trabalha honestamente, estuda, esforça-se diariamente e paga seus impostos merece viver em uma cidade que tem rumo. Rumo este que pode ser dado no próximo ano, e deve ser orientado pela consciência da população.
Mesmo com esse quadro, nos lembramos que a cidade aniversaria e que merece não só os parabéns, mas principalmente dias melhores.