Água de enchente pode transmitir doenças graves

COM a chegada do verão surgem com mais intensidade os alertas para fortes chuvas. E com elas, a necessidade da população se planejar na tentativa de evitar prejuízos e se manter em segurança.
E não são só perdas materiais que as chuvas trazem. Também representam sério risco para a saúde. A água acumulada por vezes se mistur com esgoto e lixo e acabar por transmitir doenças como a leptosripose.
Essa doença tem como principais agentes transmissores os ratos, que atrvés da urina eliminam a bactéria leptospira, causadora da doença.
Evitar contato com a água de enxurradas e enchentes é a recomendação de médicos, como medida preventiva. E com essa água não se deve lavar quintas, caixas de esgoto e áreas que possam ter sido contaminadas.
Médicos explicam que os primeiros sintomas da doença são dores pelo corpo, febre e dor de cabeça. Podem ocorrer tosse seca, vômitos e diarreia. Nos casos graves, o paciente pode evoluir com icterícia, que é o amarelamento da pele e dos olhos por alterações hepáticas, insuficiência renal, insuficiência respiratória e hemorragias.
Também não menos perigosas são as doenças infecciosas, como hepatite viral A e a febre tifoide. Doenças diarreicas agudas são adquiridas por meio de contato ou ingestão de água e dos alimentos contaminados, e requerem cuidados.