O NÚMERO de eleitores sem nenhum interesse pelas eleições municipais tem aumentado consideravelmente em Mairiporã. No dia 2 de outubro, quando foram escolhidos prefeito e vereadores, 12.087 (20,1%) deixaram de comparecer às urnas. O número, segundo analistas, é absurdo e somou mais que os votos nominais dados aos 13 vereadores que assumem em janeiro. Acrescida de votos em branco (2.263 – 4,73%) e nulos (4.783 – 9,9%) o índice chega a 19.133 (34,7%) do total do colégio eleitoral.
Os analistas também afirmam que não se pode recriminar as pessoas que se ausentaram ou votaram em branco ou nulo. O descontentamente com o atual cenário político é o estimulador para que esse quadro se agrave a cada pleito.
Entretanto, defendem que o eleitor deve escolher um candidato para que seja seu representante no Executivo. Abterse-se ou votar nulo ou em branco implica diretamente no total de votos válidos que vão definir os vencedores. Apesar do descontentamento o eleitor tem a missão de escolher seus governantes.