A verdade é propriedade de estar de acordo com o fato real e o seu oposto?

É um fato real: Mairiporã cumpre as metas no IDEB 2019. A rede municipal superou sua meta (6,6) nos anos iniciais do ensino fundamental atingindo o índice de 6,7. Como também é um fato real o índice de 6,2 no IDEB 2021, diante do período pandêmico, sem aulas presenciais do início de 2020 até julho de 2021. No caso do IDEB 2019 é um fato real que não foi por acaso!

A Secretaria Municipal da Educação – SME, diante de indicadores desfavoráveis nos últimos dez anos, buscou alternativas para resolver essa deficiência e, em 2017, implantou seu próprio índice. Ao criar o IDEM-Índice do Desempenho do Ensino de Mairiporã, visava a melhorar a qualidade no ensino municipal na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, respeitando direito de aprendizagem dos alunos, e buscava, também, superar a meta do indicador de qualidade do ensino, o IDEB como de fato aconteceu.

Uma ação de política pública educacional efetiva que deu bons resultados demonstrados com a superação da meta estabelecida pelo IDEB em 2019. Evidentemente, a dedicação dos gestores educacionais e suas equipes com a adesão dos profissionais do magistérios nas unidades escolares foram de fundamental importância, pois não mediram esforços e são merecedores do reconhecimento por tal efetividade.

Então, porque desconsiderar essas ações de políticas públicas educacionais? Compreensível no período pandêmico, mas já ocorreu o retorno das aulas presenciais desde meados de 2021 e não há notícias da continuidade dessa ação. Muito menos uma outra alternativa foi apresentada. Será que a tese de Burke vai prevalecer? Será que em 2023, se ocorrer o IDEB, a meta será atingida? Nossas crianças merecem mais que isso, tem o direito de um ensino da melhor qualidade.

A verdade é propriedade de estar de acordo com o fato real e seu oposto é a sua negação. A verdade, diferentemente de uma opinião, não está aberta a um debate racional. É verdade e pronto!

Nos dias atuais observamos a predominancia das narrativas que diante de alguns fatos reais torna-os ‘factoides’. As narrativas privilegiam interesses de seus narradores. Evidentemente, cada um narra segundo sua capacidade de interpretação do fato e, notadamente, escancara seus interesses. Toda narrativa tem a sua intencionalidade.

Dificil chamar de narrativa a inversão de um fato real. Ai está uma inverdade!

 

Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.