A menos de 2 meses para o fim do prazo, entrega de declarações do IR chega a 35%

NA ÚLTIMA semana o número de declarações do Imposto de Renda enviado pelos mairiporanenses à Receita Federal cresceu 5%. Até 4 de maio, foram entregues 5.707 relativas ao IR da Pessoa Física.

Os dados são do órgão federal e o total esperado para este ano é de 16.417, superior em 4,3% em relação a 2019, quando foram recebidas 15.738 declarações.

Faltam menos de dois meses para o término do prazo, que foi prorrogado do final de abril para 30 de junho, em virtude do Covid-19.

O recebimento das declarações começou em 2 de março e a expectativa da Receita é que 32 milhões de brasileiros declarem. Além da prorrogação do prazo, a Receita Federal também retirou a exigência de se informar o número constante no recibo de entrega da última declaração de ajuste anual. Já o calendário das restituições foi mantido. O primeiro lote está programado para o dia 29 de maio, e o último lote previsto para 30 de setembro. O segundo lote de restituição está programado para 30 de junho; o terceiro para 31 de julho; o quarto para 28 de agosto, e o quinto e último lote para 30 de setembro de 2020.

De acordo com a Receita Federal, entre os contribuintes obrigados a apresentar a declaração anual são os que receberam rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 28.559,70.

A entrega da declaração do IRPF deve ser feita pelo computador, utilizando o programa disponibilizado na página da Receita ou pela interface do Portal e-CAC, mediante a utilização de certificado digital. Outra opção é a utilização do aplicativo “Meu Imposto de Renda” em dispositivos móveis como o telefone celular.

Quem não entregar a declaração do IRPF 2020 dentro do prazo, ou seja, até às 23h59 do dia 30 de junho terá que pagar uma multa pelo atraso. Este ano, a expectativa da Receita Federal é de que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo em todo o País.