DOS 13 parlamentares com assento na Câmara de Mairiporã, eleitos em 2016, dez mudaram de partido na janela de transferência cujo prazo se encerrou no dia 3 último. Isso significa que 77% dos edis fizeram o chamado ‘troca-troca’, em busca de uma chance de reeleição no pleito deste ano.
Com o fim das coligações todo o processo da eleição proporcional mudou e foi necessária uma nova engenharia, segundo os vereadores, para fortalecer as legendas. A soma dos votos de dois ou mais partidos não é mais possível e restou às legendas se organizarem de modo a entrar na disputa com chapa completa e maior equilíbrio entre os nomes considerados ‘caciques’.
Com as mudanças (ver quadro ao lado), o PSDB permaneceu com a maior bancada (3 vereadores), porém ganhou a companhia do PL, que até então não tinha representação no Legislativo.
Outras duas agremiações, que também não tinham representantes na Câmara, PRB e PSB, agora contam com dois cada, assim como o PSD. O REDE permaneceu com o seu vereador eleito há quatro anos.
A confirmação dessas mudanças, no entanto, só ocorrerá a partir do próximo dia 14, conforme o Tribunal Regional Eleitoral.
Situação dos parlamentares após o prazo
VEREADOR SITUAÇÃO
Ricardo Barbosa Permaneceu no PSDB
Nil O. Dantas Saiu do PV e foi para o PSDB
Alexandre Boava Saiu do PPS e foi para o PSDB
Wilson Sorriso Saiu do PSC e foi para o PL
Pastor Cícero Saiu do PSC e foi para o PL
Éssio Minozzi Saiu do PDT e foi para o PL
Doriedson Freitas Permaneceu no REDE
Manoel R. Ruiz Saiu do PSD e foi para o PRB
Valdeci Fernandes Saiu do PV e foi para o PRB
Márcio de Oliveira Permaneceu no PSD
Antônio Aparecido Saiu do PSDB e foi para o PSD
Marco Antônio Saiu do PSDB e foi para o PSB
Carlos Augusto Saiu do PTB e foi para o PSB