77% dos vereadores mudaram de partido

DOS 13 parlamentares com assento na Câmara de Mairiporã, eleitos em 2016, dez mudaram de partido na janela de transferência cujo prazo se encerrou no dia 3 último. Isso significa que 77% dos edis fizeram o chamado ‘troca-troca’, em busca de uma chance de reeleição no pleito deste ano.
Com o fim das coligações todo o processo da eleição proporcional mudou e foi necessária uma nova engenharia, segundo os vereadores, para fortalecer as legendas. A soma dos votos de dois ou mais partidos não é mais possível e restou às legendas se organizarem de modo a entrar na disputa com chapa completa e maior equilíbrio entre os nomes considerados ‘caciques’.
Com as mudanças (ver quadro ao lado), o PSDB permaneceu com a maior bancada (3 vereadores), porém ganhou a companhia do PL, que até então não tinha representação no Legislativo.
Outras duas agremiações, que também não tinham representantes na Câmara, PRB e PSB, agora contam com dois cada, assim como o PSD. O REDE permaneceu com o seu vereador eleito há quatro anos.
A confirmação dessas mudanças, no entanto, só ocorrerá a partir do próximo dia 14, conforme o Tribunal Regional Eleitoral.

Situação dos parlamentares após o prazo

VEREADOR SITUAÇÃO

Ricardo Barbosa Permaneceu no PSDB
Nil O. Dantas Saiu do PV e foi para o PSDB
Alexandre Boava Saiu do PPS e foi para o PSDB
Wilson Sorriso Saiu do PSC e foi para o PL
Pastor Cícero Saiu do PSC e foi para o PL
Éssio Minozzi Saiu do PDT e foi para o PL
Doriedson Freitas Permaneceu no REDE
Manoel R. Ruiz Saiu do PSD e foi para o PRB
Valdeci Fernandes Saiu do PV e foi para o PRB
Márcio de Oliveira Permaneceu no PSD
Antônio Aparecido Saiu do PSDB e foi para o PSD
Marco Antônio Saiu do PSDB e foi para o PSB
Carlos Augusto Saiu do PTB e foi para o PSB