CONSUMIDORES de Mairiporã terão mais tempo para as compras de Natal a partir de dezembro. O comércio de rua pode ampliar os horários de atendimento, inclusive aos sábados e domingos, e também na véspera do Natal e do Ano Novo.
Se mantidos os horários verificados nos anos anteriores, lojas podem ir além das 20 horas e os supermercados até 22 horas. Os estabelecimentos comerciais, no entanto, têm que obedecer o período de onze horas consecutivas para descanso do funcionário. O mês de dezembro é considerado pelos comerciantes como o melhor do ano, quando eventuais perdas ocorridas durante os outros meses são recuperadas. O Natal é a melhor data para vendas.
A expectativa entre os lojistas é que as vendas neste ano sejam positivas em relação ao ano passado, e os cáculos ficam entre 7% e 11% a mais.
Muitas lojas já começaram a abastecer seus estoques e mercadorias com apelo natalino já estão expostas em vitrines, acompanhadas de enfeites natalinos, assim como nos supermercados já é possível encontrar produtos comumente utilizados nas ceias de final de ano.
Expectativa – A chegada do fim de ano, com a circulação do 13º salário, renova o ânimo dos lojistas ano a ano. A estimativa das vendas para o comércio varejista neste final de ano é de um crescimento entre 3% e 5%, na comparação com o registrado no ano passado. Essa é uma projeção estadual da Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços (Fecomércio SP).
Segundo a entidade, isso ocorre porque a população se mostra mais otimista, com boas perspectivas para o futuro e a geração de mais vagas de emprego.