OS NÚMEROS de maio da violência praticamente se mantiveram em relação abril, em Mairiporã, segundo dados estatísticos divulgados terça-feira, 25, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Se confrontado com o mesmo período do ano passado, houve redução em algumas ocorrências e aumento em outras. O que não consegue baixar são os roubos e furtos de veículos. De janeiro a maio deste ano foram 55 registros de roubo, ante 52 em 2018 (+5,7). Com aumento ainda maior, o furto de veículos saltou de 55 no ano passado para 64 este ano (+16,3). Juntos, furtos e roubos contra o patrimônio (veículos) cresceram 11,2%.
Os homicídios dolosos (quando há intenção de matar) tiveram queda expressiva: foram 8 no ano passado contra 4 este ano, considerando-se os primeiros cinco meses. O mesmo não ocorreu com os homicídios culposos por acidente de trânsito, que ficou 50% maior: 3 este ano e 2 no ano passado.
Também foram reduzidas as ocorrências de estupro. Se há um ano elas somaram 16, de janeiro a maio último foram 14 (-14,2%).