COM alcance inédito em 100% das cidades paulistas, o programa Alfabetiza Juntos SP registrou em 2025 o recorde de mais de 330 mil crianças de até 7 anos que sabem ler e escrever na idade certa, ou três a cada quatro avaliadas. É o que aponta a mais recente Avaliação de Fluência Leitora, coordenada pelo Governo de São Paulo e que completou 3 anos com método unificado, em parceria com as prefeituras.
A avaliação final de 2025 foi aplicada a 432,3 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais e municipais, sendo 330,5 mil considerados alunos leitores. Com a adesão dos 645 municípios, a base de avaliação ganhou 58 mil alunos a mais que em 2024 e manteve o alto desempenho do ano anterior, com mais de 76% dos avaliados lendo na idade correta.
Entre os alunos leitores, o Alfabetiza Juntos SP estabelece dois níveis de desempenho. São considerados fluentes os que leram mais de 65 palavras, com 90% de precisão, em um minuto. Já os iniciantes conseguem ler 11 ou mais palavras, entre elas algumas possivelmente desconhecidas por elas, seja de forma mais pausada, no padrão de sílaba por sílaba.
Selo Ouro – Em fevereiro do ano passado, o prefeito Aladim esteve em Brasília para receber em nome da Educação de Mairiporã, o prêmio Selo Ouro, do programa Compromisso com a Alfabetização.
O reconhecimento integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e destaca os esforços e iniciativas bem-sucedidas das secretarias de educação estaduais, distritais e municipais na implementação de políticas e programas que garantam a alfabetização das crianças.
Legenda:
Número de alunos nos níveis mais críticos de pré-leitura passou de 26% em 2023 para 7% em 2025
Crédito:
Tomaz Silva/ABR