De cada 10 eleitores de Mairiporã, apenas três sabem quais cargos estarão em disputa nas eleições deste ano

Entre os dias 23 e 24 deste mês, o Correio Juquery realizou uma enquete, sem caráter científico, para avaliar o grau de conhecimento do eleitorado de Mairiporã sobre os cargos que estarão em disputa nas eleições de outubro. Ao todo, 75 moradores das seis principais regiões da cidade participaram do levantamento. O resultado chama atenção: 35% dos entrevistados – mais de um terço – afirmaram não saber quais funções políticas serão escolhidas no pleito.

A pesquisa foi conduzida por uma equipe formada por estudantes universitários, com entrevistas presenciais e por telefone. A desinformação atingiu todos os cargos em disputa. Apenas 21 entrevistados citaram corretamente a eleição para presidente da República; 14 lembraram da disputa para governador e apenas 8 mencionaram o cargo de senador.

A eleição proporcional, que define deputados federais e estaduais, foi lembrada por somente 9 pessoas. Outras 16 afirmaram não saber quais cargos estariam em disputa e sete preferiram não responder.

Outro dado que chamou a atenção foi o número significativo de entrevistados que citaram cargos municipais, como prefeito e vereador – funções que não fazem parte do processo eleitoral de 2026.

O desconhecimento sobre o processo eleitoral é considerado preocupante por analistas e está diretamente relacionado ao aumento dos índices de abstenção, além dos votos brancos e nulos. Em Mairiporã, nas eleições gerais de 2022, a soma dessas três situações resultou em 35% de votos ausentes ou desperdiçados – percentual idêntico ao apurado na enquete.

A tendência, segundo especialistas, é de agravamento desse cenário, com números que podem refletir de forma ainda mais clara a crescente reprovação da classe política por parte do eleitorado. (Salvador José/CJ – Foto: Marcelo Camargo/ABR)