A Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), Natália Resende, esteve em Mairiporã na última sexta-feira (26) para uma visita técnica às obras no canal do reservatório de detenção – trechos 1 e 4, executadas por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).
O empreendimento, que está em execução, possui investimento total de R$ 12,9 milhões. Durante a visita, a secretária conferiu o andamento da obra e discutiu a importância estratégica do investimento para o município e para a região. A iniciativa integra as ações do Governo de São Paulo para fortalecer a infraestrutura urbana e garantir a melhoria dos serviços de saneamento e gestão hídrica em todo o Estado.
O empreendimento visa, principalmente, ampliar a capacidade de drenagem do reservatório, mitigar os problemas de alagamentos e enchentes, reduzir o risco de transmissão de doenças e melhorar a mobilidade urbana, conduzindo a drenagem de águas pluviais da região central e bairros do entorno, com o objetivo de direcionar o fluxo para a estação de bombeamento da Sabesp, que deságua na Represa Paiva Castro, também localizada em Mairiporã, e parte do sistema Cantareira.
A cidade possui histórico de alagamentos, o que torna essas intervenções ainda mais importantes para a segurança da população e a proteção da cidade.
O prefeito Aladim acompanhou a visita da secretária e destacou que a obra é um avanço importante para a cidade. (Da Redação – Foto: Divulgação)