Obras de combate a alagamentos terão início neste sábado

Com a presença prevista do prefeito Aladim, a empresa Casamax Comercial e Serviços Ltda., vencedora do processo licitatório, dá início neste sábado (22)  às obras nas vias São Paulo e Hebraim Hallack, que serão revitalizadas para colocar fim às enchentes e alagamentos nos períodos chuvosos, problema que  alcança toda a parte baixa da cidade.

A solenidade terá lugar na Rua São Paulo, próximo à praça, a partir das 10 horas.

O chefe do Executivo deve falar durante a solenidade e frisar que o governo municipal vai atacar problemas estruturais que não foram solucionados por administrações anteriores.

O conjunto de obras prevê a revitalização da Rua São Paulo e da Avenida Hebraim Hallak, com adequações aos acessos principais à cidade, além de limpeza e desobstrução do sistema de drenagem existente e execução de novo sistema e nova distribuição do fluxo de veículos. Também serão realizados serviços de paisagismo.

A área de intervenção está próxima da Rodovia Fernão Dias, divisa com a faixa de domínio com a concessionária Arteris, que foi notificada a desobstruir e limpar o sistema de drenagem existente sob a rodovia, como também prever e executar novas redes de tubulações para atender a futuras demandas.

De acordo com o projeto, as obras vão ter a extensão de 1 quilômetro e área total de intervenção de 14.760 metros quadrados.

Impactos – Segundo o prefeito, as obras foram pensadas para minimizar os impactos das chuvas que geram problemas e prejuízos à população, inclusive comerciantes, que tem seus estabelecimentos invadidos pelas águas em períodos de fortes chuvas. O problema é antigo na cidade.

Aladim frisou ainda que o projeto foi formulado com base em extensa análise de cenários de risco, no monitoramento constante de dados meteorológicos, hidrológicos e geológicos, e na gestão inteligente de recursos, de forma articulada.

“Procuramos solucionar esse problema logo em nosso primeiro ano de governo e estamos investindo mais em obras de drenagem, em equipes de limpeza e zeladoria, além de todo o aparato técnico para que possamos atuar com eficiência. Essa obra é importantíssima para a cidade, que a cada período chuvoso se vê impotente diante de alagamentos e enchentes”, assinalou o chefe do Executivo.

Na obra serão investidos R$ 6.103.079,34, e depois de assinado o contrato, o prefeito liberou a ordem de serviço para início imediato das obras. (Wagner Azevedo/CJ – Foto: Divulgação)