O Ranking de Estâncias Turísticas e dos Municípios de Interesse Turístico (MITs) paulistas, são divulgados periodicamente pelo Governo do Estado de São Paulo. A tabela mais recente foi divulgada no último dia 23 de outubro e coloca Mairiporã na 11ª colocação, com 72 pontos, dentre 140 cidades classificadas como MITs.
Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, as análises do mérito dos pleitos são feitas pelo Gamt (Grupo de Análise Técnica dos Municípios Turísticos).
Existe uma outra tabela, com 70 municípios, onde estão as Estâncias Turísticas. Os três últimos colocados serão rebaixados para MITs (Igaraçu do Tietê, Poá e Campos Novos Paulista). No caso dos MITs, os três primeiros colocados (Paraibuna, São Bernardo do Campo e Araraquara), depois de determinado período, serão transformados em Estância Turística.
Mairiporã aparece bem colocada no ranking, o que estimula o governo municipal a investir em políticas públicas para o setor e com isso buscar as primeiras colocações para se tornar Estância Turística.
A importância do ranking é por conta dos recursos destinados pelo Governo do Estado a essas cidades, através de um fundo constitucional. As Estâncias recebem bem mais que os MITs. (Juarez César/CJ – Foto: Divulgação)