Governo do Estado anuncia unidade do Poupatempo em Mairiporã

MAIRIPORÃ finalmente vai ter a sua unidade de Poupatempo, que será instalada ainda este ano. O Governo do Estado autorizou na segunda-feira (28) mais 20 unidades do Poupatempo em cidades da Região Metropolitana de São Paulo, interior e litoral. Desde o início do plano de expansão anunciado em agosto de 2020, 70 postos foram criados pelo Governo de São Paulo.

Há quinze dias o prefeito Aladim já havia anunciado que mantinha tratativas a respeito junto ao secretário do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o que se confirmou esta semana com o anúncio feito pelo governador João Dória.

A unidade em Mairiporã vai funcionar no prédio que abriga a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Estado implanta em parcerias com as prefeituras. As unidades terão estrutura moderna e tecnológica, por meio do sistema Balcão Único, em que atendentes multitarefa são treinados para realizar diversos serviços, incluindo os municipais. O modelo já foi testado e aprovado pela população nos postos de cidades escolhidas para o projeto piloto.

Além dos serviços do Detran-SP, as novas unidades também irão oferecer os do Instituto de Identificação (IIRGD), Ministério Público, da Secretaria Estadual da Educação e das prefeituras.

Atualmente, cerca de 80% dos atendimentos do Poupatempo são por meio das plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados, estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, as funcionalidades da vacinação contra a COVID-19, além da emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, entre outros. Basta acessar www.poupatempo.sp.gov.br, o aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.

O prefeito Aladim disse sobre a conquista, que a população de Mairiporã vai ter a vida facilidade com o Poupatempo na cidade, não necessitando mais se deslocar a outras localidades, que demandam tempo e gastos com a locomoção.

Legenda: Prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que vai abrigar a unidade do Poupatempo

Crédito: Divulgação