As vendas do Dia dos Namorados ficaram acima do esperado em Mairiporã, na semana de 7 a 12 de junho, segundo levantamento feito pela reportagem junto aos lojistas. O comércio varejista registrou aumento de 5,8% em relação ao período de 8 a 12 de junho do ano passado.
O índice leva em conta os dados estatísticos de movimentação do Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo.
Projeções iniciais tinham a expectativa de crescimento nas vendas de até 3%, levando-se em conta o agravamento da pandemia e as restrições sanitárias para conter o avança da doença, aliada às dificuldades econômicas que os cidadãos enfrentam, além de um auxílio de emergência menor que aquele do ano passado.
De acordo com os lojistas, o resultado surpreendeu, pois muitos esperavam vendas iguais ou menores que as registradas em 2020. A avaliação é que o desempenho mostra uma recuperação da economia em âmbito local, no mesmo ritmo do comportamento em nível federal.
Varejo – Em Mairiporã, os números mostram a realidade do varejo, que utiliza o SCPC para as operações de crédito. Isso significa que no resultado final não entrou a movimentação do setor gastronômico, que costuma crescer bastante nessa data. Porém, donos de restaurantes que conversaram com a reportagem, disseram que o movimento foi aquém do esperado, principalmente por causa das restrições sanitárias.